Foto: Carlos Wilker/Pascom Arquidiocesana
ARCEBISPO DE MACEIÓ FALA SOBRE IMPORTÂNCIA DA SEMANA SANTA E MANDA MENSAGEM PARA OS FIÉIS: "VIVAMOS COM FÉ"
A missa da Quinta-feira Santa, mais conhecida como a missa da Ceia do Senhor ou missa do Lava Pés, dá início ao Tríduo Pascal, celebração litúrgica católica da Semana Santa, que continua até o Domingo de Ressurreição, quando se completa os três dias da solenidade.
Em entrevista do Cada Minuto, o arcebispo de Maceió Dom Antônio Muniz reforçou que para os católicos essa é a semana mais importante do ano litúrgico.
"Nela celebramos com muita devoção os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo”, disse.
A arquidiocese de Maceió conta que se preparou para a celebração da Semana Santa como a Igreja em todo o mundo, vivendo a Quaresma e, de modo particular no Brasil, aprofundando com mais ênfase a Campanha da Fraternidade que este ano fala da Fome.
O sacerdote ainda deixa uma mensagem aos fiéis para esta semana de celebração: “Vivamos com muita fé e devoção na Semana Santa. Acompanhemos os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo e contemplemos todo o seu amor doado a nós e para a nossa salvação. Que a lição de Cristo, de nos ter amado sem medida, nos ajude a perceber que nossa vida só tem sentido quando colocada a serviço dos nossos irmãos e irmãs, de modo especial dos mais pobres, necessitados e sofredores. Que a celebração da Ressurreição de Jesus nos recorde que todas as situações contrárias a vida precisam ser superadas e que com jesus cristo, como diz o Papa Francisco, ressuscitamos, passamos da morte à vida, da escravidão do pecado à liberdade do amor”.
O que é o Tríduo Pascal?
O Tríduo é constituído de três momentos distintos durante a Semana Santa. Na quinta-feira Santa é celebrada a instituição da Eucaristia e do sacerdócio ministerial.
Em entrevista ao Cada Minuto, o padre e Missionário Claretiano Ricardo de Albuquerque, fala que o rito do lava-pés recorda que Jesus se faz extremo de amor e humildade. Ao lavar os pés dos discípulos Jesus se coloca como escravo e servidor.
A Sexta-feira Santa, segundo momento, é a recordação do cumprimento da missão maior de Jesus, que seria salvar o mundo através da doação total de si na cruz.
No terceiro momento, celebra-se o Sábado Santo, é uma noite na qual os fiéis realizam uma antiga tradição da Igreja Católica, a Vigília Pascal, marcada pelo silêncio na espera pela ressurreição no Domingo de Páscoa.
“O Tríduo Pascal constitui o coração da liturgia e da vida cristã. Com o Tríduo Pascal nós cristãos fazemos memória da essência da fé em Jesus Cristo morto e ressuscitado”, explica o sacerdote Ricardo.
por Cada Minuto