Foto: pinterest
ALERTA DE CHUVA: METEOROLOGISTA EXPLICA O QUE ALAGOAS DEVE ENFRENTAR NOS PRÓXIMOS DIAS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou três alertas de chuvas para o estado de Alagoas, sendo dois de cor amarela (de perigo potencial) e um de cor laranja (de perigo para chuvas intensas). Mais de 80 municípios alagoanos estão inseridos nos avisos, e a cidade de Maragogi é a única que está com atenção de perigo, com alerta válido até às 23h59 desta quarta-feira (05).
A capital Maceió amanheceu chuvosa, com raios e trovões nas primeiras horas do dia. A meteorologista do Inmet, Morgana Almeida, explicou que a imagem de satélite apresenta muitas nuvens, principalmente no Litoral Norte da região Nordeste. A nebulosidade deve também se deslocar para toda a faixa leste do estado.
"A partir de quarta e quinta-feira, essa nebulosidade deve entrar também pelo interior da região. Isso porque tanto a zona de convergência intertropical quanto o vórtice ciclone de altos níveis, dois importantes sistemas meteorológicos para o Nordeste, estão atuando em conjunto. O deslocamento do sistema vai trazer chuva tanto para o Litoral Norte e Leste, mas também para o interior da região", disse.
Ainda de acordo com a meteorologista, a chuva que começou de forma intensa na madrugada desta quarta-feira (05) já era esperada. "Em Alagoas, as chuvas começaram na faixa litorânea, nessa terça-feira, mas já na quinta elas devem se espalhar pelo interior, do Agreste ao Sertão do Estado. Na quinta, as pancadas de chuva devem ser pontualmente mais fortes no Sertão e Agreste, acompanhadas de trovoadas, e descargas elétricas, os raios", explicou Almeida.
A população deve se ficar atenta à atualização da previsão do tempo, assim como a emissão dos avisos meteorológicos especiais. Além do Inmet, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) fornece diariamente como deve ficar o tempo no estado, através do site https://semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao
Por tnh1