Foto: TNG1

ADOLESCENTE DE 14 ANOS É A 5ª PESSOA VÍTIMA DA DENGUE EM ALAGOAS

A família disse que a garota morreu antes de conseguir se vacinar contra a doença


A adolescente de 14 anos Eulália Vitória de Oliveira Dantas foi a 5ª pessoa a morrer em decorrência da dengue em Alagoas em 2024. Ela morava em Rio Largo, Região Metropolitana de Maceió. A morte foi registrada na quinta-feira (16) e confirmada pelo Ministério da Saúde.

Segundo a família, a adolescente estava com o caso mais grave da doença. A mãe Luciene Maria de Oliveira Dantas afirma que a garota morreu antes de conseguir se vacinar contra a dengue.

“Foi muito rápido. Muito triste porque ela não chegou a tomar [a vacina]. Agora que vieram falar que tinha essa vacina para tomar, depois que aconteceu isso com ela. Com certeza ela iria tomar [se tivesse a oportunidade], porque era uma coisa que ela gostava, de tomar, ela tomou até da gripe. Foi a primeira a tomar”, afirmou a mãe de Eulália à TV Gazeta.

Luciene Maria conta que a filha começou a sentir dor de barriga e passou a vomitar. Ela foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas voltou para casa.

"Quando foi na terça [14], ela voltou [para a UPA], e foi transferida para o hospital”, diz a mãe.

Eulália Vitória foi levada para o Hospital da Mulher, em Maceió. O irmão dela, Tony Oliveira Dantas, disse que a menina ficou intubada. Ele, os amigos e os parentes chegaram a divulgar pedidos de doações de sangue que a adolescente precisava para se recuperar.

“Em menos de uma hora que a gente postou, conseguiu 12 pessoas para doar sangue para ela. A gente ficou muito feliz, porque ela ia sair dessa. Mas quando foi umas duas da manhã ligaram dizendo que o estado dela era crítico, que a família fosse lá. Foi todo mundo e a gente recebeu a notícia de que ela não resistiu”, conta o irmão.

Em Alagoas, apenas 1,3% do público-alvo foi vacinado até agora, segundo informações divulgadas pela TV Gazeta.

Os imunizantes foram enviados para Alagoas pelo Ministério da Saúde, para atender, inicialmente, 12 municípios que fazem parte da I Região da Saúde

Até o dia 10 de maio, dos 12 municípios alagoanos que receberam as doses de vacinas contra a dengue, oito já tinham começado a aplicar em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, que formam o público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde. Desses oito, Rio Largo ainda não tinha iniciado.

Os municípios contemplados com as primeiras doses enviadas pelo Ministério da Saúde são: Messias, Paripueira, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Maceió, Pilar, Flexeiras e Rio Largo.

As cinco mortes registradas em Alagoas em 2024 ocorreram em Maceió, Porto de Pedras, Viçosa, Atalaia e Rio Largo.

Segundo o Ministério da Saúde, quase 5.300 casos da doença foram confirmados em AL. Na capital, os bairros com maior incidência são Pontal da Barra, Pajuçara e Benedito Bentes.

A vacina contra a dengue está disponível para criança e adolescentes de 10 a 14 anos, mas segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a procura ainda está baixa.

“População está muito insegura com a segurança da própria vacina. Precisamos esclarecer que já temos milhões de doses aplicadas e esse caminho para o agravamento, para uma sintomatologia mais pesada não foi confirmada. É uma vacina muito segura e essa morte recente vem demonstrar a preocupação que o Ministério da Saúde tem para a faixa de maior preocupação em relação à gravidade. Infelizmente essa adolescente veio a falecer, mas a vacina é uma forma de prevenção extremamente eficaz”, esclarece o infectologista e chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infectocontagiosas da Sesau, Renee Oliveira.

À TV Gazeta, a Prefeitura de Rio Largo disse que investiga as causas da morte registrada pelo MS. A prefeitura afirmou que segue tomando medidas de controle e educação com atendimento nas unidades básicas de saúde, além do carro fumacê. Reforçou ainda que oferece vacinação contra a dengue para o público de 10 a 14 anos.




Por gazetaweb

Outras Notícias

FIÉIS MONTAM TAPETES PARA CELEBRAR DIA DIA DE CORPUS CHISTI EM BATALHA

No último dia 30 de maio, católicos de todo o mundo celebraram data que marca o sacramento do corpo e do sangue de ...

VAI FAZER FOGUEIRA OU SOLTAR FOGOS NESTE PERÍODO JUNINO? VEJA OS CUIDADOS PORA EVITAR ACIDANTES

Confira as dicas de segurança para quem vai fazer comemorações em áreas externas e internas Para quem está plane...

VEJA COMO DEVE FICAR A PREVISÃO DO TEMPO EM ALAGOAS NESTA QUINTA - FEIRA (13)

Algumas regiões de Alagoas devem registrar chuva passageira nesta quinta-feira (13). É o que diz a previsão da Secret...

MACRON DISSOLVE PARLAMENTO E CONVOCA ELEIÇÕES LEGISLATIVAS ENTECIPADAS NA FRANÇA

Decisão foi motivada por avanço da extrema direita na eleição do Parlamento Europeu O presidente da França, Emma...