TRAGÉDIA NA LÍBIA: MAIS DE 5,3 MIL PESSOAS MORREM APÓS TEMPESTADE NA LÍBIA
A Agência de Notícias da Líbia confirmou na tarde desta terça-feira (12), o total de 5,3 mil mortos devido aos estragos causados por uma violenta tempestade que aconteceu no domingo (10). O Crescente Vermelho, a equivalente local da Cruz Vermelha em nações de maioria islâmica, relatou ainda que cerca de 10 mil pessoas encontram-se desaparecidas, aumentando ainda mais a dimensão dessa catástrofe.
No entanto, é importante ressaltar que as informações fornecidas pelo governo e outros órgãos do país podem não ser totalmente precisas. Desde 2011, a Líbia enfrenta uma divisão política que separa o país entre leste e oeste, levando ao colapso dos serviços públicos e dificultando a coleta precisa de dados, especialmente nas regiões orientais que escapam do controle do governo internacionalmente reconhecido em Trípoli.
A cidade de Derna, com uma população de 125 mil habitantes, foi uma das mais duramente atingidas. Localizada na costa líbia, a cidade foi praticamente partida ao meio devido ao rompimento de duas barragens em um rio sazonal. As ruas transformaram-se em rios, residências foram inundadas, edifícios desmoronaram, carros foram arrastados e seus moradores enfrentaram uma luta desesperada pela sobrevivência.
Além de Derna, as cidades de Benghazi, Sousse, Al Bayda e Al-Marj também sofreram os impactos da tempestade mediterrânea Daniel, que trouxe devastação em seu rastro.
por clicrdc